RoomAlive da Microsoft transforma uma sala de estar em um Holodeck

holodeckProtótipo de sistema usa câmeras e projetores para pintar paredes, mesas, cadeiras e pessoas com exposições interativas em tempo real, simulando ambientes, assim como um holodeck

O mais recente projeto de mapeamento de projeção RoomAlive da Microsoft transforma a sala em um Holodeck com projetores e câmeras Kinect.

Roomalive 1O sistema usa uma série de projetores e sensores de câmera do Microsoft Kinect para mapear uma sala e as pessoas nele, projetando uma realidade aumentada para cada superfície, mesas, paredes, cadeiras e almofadas incluídas.

“RoomAlive permite que qualquer espaço possa ser transformado em uma exposição interativa aumentada”, disse Hrvoje Benko, que fazia parte das 10 pessoas responsáveis pelo projeto de pesquisa RoomAlive.

O sistema utiliza mapeamento de projeção – onde monitores são projetados em objetos do mundo real para simular ambientes ou aumentar a realidade – para criar um espaço de jogo do tamanho de um quarto inteiro. As câmeras do Kinect rastreiam os movimentos do jogador, permitindo-lhe interagir diretamente com os objetos virtuais, criaturas e meio ambiente.

Roomalive 2

 

“O nosso sistema permite novas experiências de mapeamento de projeção interativa que se adapta dinamicamente ao conteúdo de qualquer ambiente”, explicou Benko. “Os usuários podem tocar, fotografar, pular, esquivar e orientar o conteúdo projetado perfeitamente que coexiste com seu ambiente físico existente.”

O novo sistema RoomAlive é baseado em um projeto anterior da Microsoft Research chamado Illumiroom , que usou projetor para expandir o conteúdo de jogo a partir de uma TV na sala circundante. RoomAlive vai a um estágio que permite uma  interação total com os elementos previstos na sala.

Mapeamento de projeção não é uma nova técnica; parques temáticos e cinemas interativos vem utilizando a tecnologia por um tempo, mas eles só foram possíveis em locais feitos sob medida com mobiliário e design projetor.

“Agora, com potência suficiente da informática, câmeras de profundidade e projetores, é possível criar esses ambientes interativos dentro de um espaço de vida normal”, disse Benko. “A realidade aumentada muda fundamentalmente a natureza da comunicação, com interações ricas não só para entretenimento, mas também para o trabalho e colaboração.”

Imaginem vocês com um hollodeck em sua sala de estar! Quem sabe no futuro não muito distante poderemos participar ativamente de jogos de Star Trek sentados na cadeira do capitão vivenciando um tema como o “Kobayashi Maru”?

Comentem isso abaixo e curtam nossa pagina no facebook em www.facebook.com/StarTrekkersBR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.